domingo, 8 de janeiro de 2012

Reconhecerias o Mestre perfeito?

É aquele que entende de regular o fogo e os seus graus. Nada se provará a ti tão formidável impedimento quanto a ignorância do regime- do calor e do fogo.

Thomas Norton

sábado, 7 de janeiro de 2012

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Você se sente tão estéril porque, sem o seu conhecimento, algo como um espírito mau interrompeu a origem da sua fantasia, a fonte da sua alma.

O inimigo é seu próprio enxofre bruto, o qual queima como o fogo infernal do desejo, ou concupiscentia. Você gostaria de fazer ouro porque “a pobreza é a maior praga, a riqueza o maior bem”. Você deseja ter resultados que enalteçam seu orgulho, você espera algo de útil, mas não há nem sombra disso como você, chocado, acabou de perceber. Por causa disso, você nem quer ser mais fértil, pois isso seria apenas para o bem de Deus, mas infelizmente não para o seu próprio... Afasta, pois, esse desejo bruto e vulgar, o qual, infantilmente e com visão curta, vê apenas os objetivos dentro do seu próprio horizonte limitado... Portanto, reflita um pouco e considere: o que está por trás desse desejo? Uma sede pelo eterno... Quanto mais você se apega ao que todo mundo deseja, mais você é um homem qualquer, e tropeça pelo mundo como um homem cego conduzindo outros cegos para o fosso com uma certeza sonambúlica. Um “homem qualquer” é sempre multidão. Retire do seu interesse aquele enxofre coletivo que se apega a tudo como lepra. Pois o desejo apenas queima para queimar a si mesmo e, de dentro desse fogo e a partir desse fogo, surge o verdadeiro espírito vivo que gera vida de acordo com suas próprias leis... Isso quer dizer: queimar dentro do seu próprio fogo e não ser como um cometa ou um farol brilhante, mostrando aos outros o caminho certo, mas sem que você mesmo conheça. O inconsciente exige o seu interesse para o próprio bem, e quer ser aceito pelo que ele é.  Uma vez que a existência desse oposto é aceita, o ego pode e deve chegar a um acordo com suas exigências. A menos que o conteúdo dado a você pelo inconsciente seja reconhecido, o seu efeito compensatório não só é anulado, mas na realidade transforma-se no seu oposto, tentando, então, se realizar literal e concretamente.

C. G. Jung,
Mysterium Coniunctionis

" A não ser que caia na terra e morra, a semente não dará frutos."



Hans Holbien, A Dança da Morte


J.D. Mylius



Pieter Bruegel, O Triunfo da Morte, 1562
 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

" A solutio é a raiz da Alquimia."


Solutio do Rei ( Trismosin, Slendor Solis, 1582.)


“Deus criou todas as coisas pela sua palavra, tendo dito a elas: Sejam, e elas foram feitas com os quatro outros elementos, a terra, a água, o ar e o fogo, que Ele coagulou.”

" Semeia teu Ouro na terra branca". ( Maier, Atalanta Fugiens , 1618)

Não te dei face, nem lugar que te seja próprio, nem dom...

algum que te faça particular, ó Adão, a fim de que tua face, teu lugar e teus dons, tu os develes, conquistes e possuas por ti mesmo. Natureza definida de outras espécies em leis por mim estabelecidas. Mas tu, a que nenhum confim limita, por teu próprio arbítrio, entre as mãos daquele que te colocou, tu te defines a ti mesmo. Te pus no mundo, a fim de que possas melhor contemplar o que contém o mundo. Não te fiz celeste nem terrestre, mortal ou imortal, a fim de que tu mesmo, livremente, à maneira de um bom pintor ou de um hábil escultor, descubras tua própria forma...


Picco della Mirandola, Oratio de hommini dignitate

A Montanha-caverna dos Adeptos

Michael Spacher , Cabala, 1654